O que são fitocosméticos e porque eu escolhi esse caminho
Eu me iniciei nos fitocosméticos sem saber. Trabalhar com a produção de óleos e manteigas vegetais já era trabalhar com um dos maiores ativos da fitoterapia, mas quem se formou em Gestão Comercial e começou a produção por causa dos cabelos não tinha muita consciência para isso.
Mas afinal, o que é fitocosméticos?
Fitocosméticos são produtos de beleza que utilizam ingredientes derivados de plantas. Incluindo, por certo, extratos de flores, folhas, frutos e raízes que possuem propriedades benéficas para a pele e o cabelo. Em contraste com os cosméticos convencionais, que muitas vezes contêm substâncias químicas sintéticas, os fitocosméticos apostam na força da natureza para cuidar da nossa beleza.
Os óleos e manteigas vegetais, ativos também fitoterápicos e onde fui iniciada, me deram um grande norte de estudar sobre a ação da natureza na haste e no couro cabeludo, abrindo um mundo de oportunidades de descobertas e soluções de problemas capilares frequentes, principalmente nos cabelos crespos e cacheados.
Por que eu escolhi os Fitocosméticos?
Eu sempre fui apaixonada por cuidados da forma mais natural possível, ou seja, sem nenhuma química envolvida, e ao longo do tempo comecei a me preocupar cada vez mais com o que estava colocando no meu cabelo. As químicas agressivas, as quais mencionei anteriormente, que eu submetia nos meus fios durante a transição foi o ponto de partida que me fizeram relembrar o passado: Voltar as origens e utilizar os ativos da natureza como minha avó fazia. E o resultado? Super positivo.
Foi aí que descobri que os fitocosméticos era meu caminho era minha predestinação. Apesar de também outras razões pelas quais escolhi seguir esse caminho:
Outros Motivos:
1. Benefícios Naturais: Os fitocosméticos são ricos em vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que são extremamente benéficos para a pele e o cabelo. Por exemplo, o óleo de andiroba é fantástico para cicatrizar e regenerar a pele, enquanto a camomila é perfeita para acalmar irritações.
2. Menos Ingredientes Nocivos: Muitos cosméticos convencionais contêm parabenos, sulfatos e fragrâncias artificiais que podem ser prejudiciais e ainda não tratam os fios de forma efiicaz. Optar por fitocosméticos significa reduzir a exposição a esses ingredientes nocivos e ainda ajuda a longo prazo a saúde capilar.
3. Sustentabilidade: A maioria dos fitocosméticos é produzida de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. Muitos fornecedores utilizam práticas de cultivo orgânico e processos de extração que minimizam o impacto ambiental. Além disso, as embalagens costumam ser recicláveis ou biodegradáveis.
4. Resultados Visíveis: Desde que comecei a usar fitocosméticos, notei uma grande diferença na minha pele e no meu cabelo. Minha pele está mais estável, visto que sempre tenho Dermatite Seborreica, e meu cabelo, nem se fala! Está mais forte e quebra raramente.
5. Conexão com a Natureza: Usar fitocosméticos me faz sentir mais conectada com a natureza, fato que estamos perdendo cada vez mais devido a nossa rotina e falta de acesso. É incrível pensar que estamos aproveitando os benefícios de plantas que a natureza nos oferece de forma tão generosa e voltamos a nossas raízes, pois nossa ancestralidade a priorizavam.
Conclusão
Em resumo, escolher os fitocosméticos foi uma decisão natural para mim. Eles oferecem benefícios incríveis, são mais seguros e ainda contribuem para um mundo mais sustentável. Se você está em busca de produtos de beleza que realmente cuidam de você e do planeta, os fitocosméticos é um dos melhores caminhos a seguir. Vamos juntos nessa jornada natural?
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre os fitocosméticos e os motivos pelos quais eu sou fã dessa abordagem. Até a próxima! :*
Referências:
https://jornal.usp.br/podcast/pilula-farmaceutica-89-fitocosmeticos-sao-eficazes-e-seguros-afirma-academica/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20e%20como,corre%C3%A7%C3%A3o%20ou%20manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20pele.
https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/123456789/8892/1/Fitocosm%C3%A9ticos%20-%20produtos%20naturais%20na%20preven%C3%A7%C3%A3o%20do%20envelhecimento%20cut%C3%A2neo.pdf
https://portal.crfsp.org.br/geral/revista-130/8997-revista-do-farmaceutico-130