cabelos porosos sendo visualizados através de uma lupa de aumento

Cabelo com Alta Porosidade: O Guia para cabelos porosos

Se você sente que seus fios absorvem produtos rapidamente, mas não seguram os tratamentos e estão sempre com aparência ressecada, é possível que você tenha cabelo de alta porosidade. por isso, entender o que isso significa e como cuidar dos seus fios é essencial para recuperá-los e deixá-los saudáveis. Neste guia completo, explicamos tudo que você precisa saber sobre cabelos altamente porosos e como transformá-los com uma rotina eficaz. Vamos lá?

 

O que é cabelo de alta porosidade?

O cabelo de alta porosidade é caracterizado por cutículas extremamente deslocadas. E assim, quando falo deslocadas, é porque o cabelo não tem suas cutículas abertas. Na verdade, elas se organizam em sobreposição e possuem inúmeros acessos de absorção de produtos e quando estão com alta porosidade, esse acesso é muito mais facilitado.

No entanto, essa alta porosidade também faz com que os fios percam todos os ativos dos tratamentos com a mesma rapidez. Isso pode resultar em cabelos secos, quebradiços e sem brilho.

De acordo com um estudo publicado na International Journal of Cosmetic Science, a alta porosidade está relacionada a danos estruturais na cutícula capilar, muitas vezes causados por fatores externos e químicos.

Qual é a aparência e a textura de um cabelo altamente poroso?

  • Aparência: O cabelo poroso costuma parecer extremamente opaco, frágil e com pontas duplas. Também é comum apresentar frizz excessivo.
  • Textura: Ao toque, os fios podem parecer secos ou ásperos, com dificuldade de manter um aspecto uniforme, mesmo após a aplicação de produtos.

Estes sinais são confirmados por estudos sobre a cutícula capilar, que indicam que danos em sua estrutura afetam diretamente a textura e o aspecto visual dos cabelos (Journal of Dermatological Science).

E o que causa a alta porosidade do cabelo?

A alta porosidade pode ser causada por diversos fatores, incluindo:

  • Químicas agressivas: Alisamentos, descolorações e colorações podem comprometer a integridade da cutícula.
  • Exposição ao calor: Uso frequente de chapinha, secadores e babyliss.
  • Fatores ambientais: Radiação UV, poluição e água com cloro.
  • Hábitos de cuidados inadequados: Escovação agressiva e uso de produtos que não são adequados para o tipo de cabelo.

Além disso, estudos mostram que a radiação UV, em especial, degrada proteínas capilares como a queratina, exacerbando a porosidade.

Cuidando de cabelos com porosidade alta

Cabelos porosos exigem cuidados específicos que ajudam a devolver o funcionamento das cutículas e reter a hidratação e outros ativos. Por isso, aqui estão algumas práticas essenciais:

  • Evite calor excessivo: Use ferramentas térmicas com moderação e sempre aplique protetor térmico;
  • Hidratação constante: Produtos com pantenol, ácido hialurônico e aloe vera são essenciais;
  • Nutrição regular: Óleos e manteigas saturadas, como Óleo de Coco, Manteiga de Murumuru e Cupuaçu ajudam na reposição de lipídios mais profundamente;
  • Reposições de proteínas e aminoácidos: Utilize produtos com queratina hidrolisada e aminoácidos para fortalecer os fios e deixa-los mais encorpados.

Produtos para cabelos com alta porosidade

Como sabemos que aqui é um dos problemas mais relatados pelas nossas clientes, criamos a linha Macelis – Linha totalmente voltada para quem faz descolorações, químicas alcalinas e quem tá com o cabelo poroso por agressões externas. Um dos produtos mais indicados é a nossa Máscara Pro Restauração Murumuru e Proteína Macelis, que combina tecnologia inovadora (Filcortex Veg) e ingredientes naturais de alta qualidade (Manteiga de Murumuru, Óleo de Coco e Algas Vermelhas e Marrons), especialmente formulada para tratar os sítios danificados da fibra capilar, combatendo a alta porosidade

Estes ativos são amplamente estudados e comprovados por suas propriedades hidratantes e reparadoras (International Journal of Trichology).

A rotina de cuidados definitiva para cabelos com alta porosidade

  1. Lave com shampoo suave: Escolha fórmulas com sulfatos leves, pois é necessário não agredir ainda mais as cutículas com sulfatos de alta adstringência. Como dica, nosso Shampoo Herbal Hibiscus e Melaleuca é uma ótima opção!
  2. Aplique máscaras: Alterne entre as reposições semanalmente, dando um intervalo de no mínimo 7 dias;
  3. Use leave-ins: Opte por produtos que contenham manteigas vegetais polímeros que ajudem a selar a cutícula;
  4. Finalize com óleos: Um bom óleo ajuda a proteger os fios e manter a umidade.

Obtendo ajuda profissional para cabelos com alta porosidade

Se os cuidados em casa não forem suficientes, procure um profissional, principalmente especializado em terapia capilar. Afinal, tratamentos como cauterização e reposições de proteínas de cosméticos de alta performance que esses profissionais oferecem podem ser necessários para restaurar a saúde dos fios.

 

Cuidar de cabelos de alta porosidade pode ser desafiador, no entanto, com os produtos certos, uma rotina personalizada e, se necessário, ajuda profissional, você pode transformar seus fios e devolver a saúde e o brilho que eles merecem!

Referências:

Medição da porosidade real do cabelo: uma nova maneira de estudar os mecanismos de danos ao cabelo
Degradação do cabelo humano causada pelo uso de alisantes contemporâneos e outros processos químicos

Benefício do óleo capilar à base de coco por meio da quantificação da porosidade capilar

 

Posts Relacionados Related Posts