Homens: Assumam seus crespos!
Ah, o 2014… Esse ano marcou, para muitos homens de cabelos crespos, o auge do renascimento de uma nova mulher. Por ironia, essa mulher, que já existia, impulsionou também os homens de cabelos crespos, sendo eu um deles.
Assim como muitas mulheres, nós, homens de cabelos crespos passamos pela transição capilar em meio a uma revolução: Mulheres levando essa discussão para fóruns, mídias e principalmente para redes sociais. Isso causou um impacto gigantesco sobre a discussão sobre cabelo crespo e racismo.
Apesar de ser um assunto muito disseminado, por outro lado, esse tema chegou lentamente para outro público que também possui cabelo crespo e cacheado: os homens. O padrão exigia cabelos raspados e alinhados, o que fazia com que muitos homens não soubessem nem qual era a textura de seus cabelos.
Além disso, com o advento da discussão sobre a pressão racista de padrões dos cabelos crespos femininos, o espaço do homem nessa questão foi sendo expandido. Dessa forma, os homens hoje se sentem mais confortáveis em explorar as possibilidades estéticas de seus cabelos sem serem associados à marginalização, como cabelo de “ladrão” ou “sujo”, o que era comum em cabelos com dreads, graças ao crescimento de cosméticos voltados para cuidados capilares masculinos e ao surgimento de barbearias voltadas a cuidar dos cabelos de diversos tipos.
AS VANTAGENS DE EXPLORAR SEUS CABELOS
A Autoestima
Por viver num padrão, talvez você nunca tenha explorado a imagem de outra forma. Muitos homens negros, que resolveram assumir seus cabelos e explorar suas possibilidades, descrevem o aumento da autoestima devido sua nova imagem sentida por todos ao redor.
Você atualmente consegue achar serviços personalizados
É possível achar barbearias com nicho em cuidados aos homens negros e suas particularidades. Esses cuidados estão relacionados a pele (foliculite) e aos cabelos, onde oferece tratamentos com cosméticos formulados para atender o crespo. Por iss, nós indicamos o Óleo de Semente de Maracujá para a barba.
Variedade de cosméticos masculinos
Atualmente, o mercado se adequou a demanda de cabelos crespos e cacheados e tratou de inovar a qualidade de seus produtos nesse período. Então, é mais fácil encontrar produtos em mercados e lojas especializadas em cosméticos.
É mais fácil achar referências
Em resumo, não apenas as mulheres possuem referências femininas como blogueiras para resenhas. Hoje, tem homens que se dedicam ao nicho de cuidados com cabelos masculinos, orientando, incentivando e inspirando outros homens a cuidarem de seus cabelos de forma natural. Um desses é o Jordan Black, um youtuber que aborda vários assuntos do universo capilar masculino. Por isso venho o indicar através de um dos vídeos mais interessantes dele:
Compartilhe esse post com seus amigos e ajudem a espalhar a autoestima deles 😀
Referências:
How Natural Black Hair at Work Became a Civil Rights Issue.
Natural Hair Driscrimination.