Qual o melhor óleo para os meus Cabelos Crespos e Cacheados?
Porque escolher o melhor óleo depende muito do que seus cabelos crespos ou cacheados precisam
Ter cabelos crespos e cacheados é maravilhoso, mas também requer cuidados específicos para mantê-los saudáveis (e aprender a fazer isso, dá um certo trabalho!). Entre os diversos produtos disponíveis, os óleos vegetais são essenciais para nutrir, auxiliar na hidratação e definir os cachos. No entanto, com tantas opções na Óleos da Mi, pode ser difícil saber qual é o melhor para as necessidades do seu cabelo. Neste guia, eu vou contar um pouco dos diferentes tipos de óleos e como escolher o óleo mais adequado para os seus cabelos crespos ou cacheados.
O ponto de partida sempre será o autoconhecimento sobre seus cabelos crespos ou cacheados:
Antes de escolher um óleo, é importante entender as necessidades do seu cabelo crespo ou cacheado, principalmente o nível de ressecamento. Cabelos crespos ou cacheados que aparentam ter ressecamento que ficam ressecados após 3 a 4 dias após tratamentos é considerado um ressecamento normal, trazendo atenção a composição dos finalizadores.
Agora, cabelos crespos e cacheados que perdem rapidamente os tratamentos, tem que ser avaliado para verificar possível porosidade, o que causa um rápido ressecamento. Isso ajudará a direcionar sua escolha para o óleo mais adequado.
Tipos de óleos capilares: Suas saturações
Vamos falar um pouco de química, porque isso determinará a sua melhor escolha. Óleos são substâncias líquidas de origem vegetal, animal ou mineral que é insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos como éter e álcool. Geralmente, os óleos são compostos principalmente por triglicerídeos, que são ésteres formados pela ligação de glicerol (ou glicerina) com ácidos graxos. Dependendo de como se organiza.
As saturações dos óleos: Seus tipos
- Óleos saturados: possuem ligações simples entre os átomos de carbono, facilitando a penetração no fio. Indicados para cabelos extremamente ressecados. Exemplos: Coco, Coco Babaçu, Palmiste, Palma e Manteigas Vegetais.
- Óleos insaturados: possuem uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. Podem ser monoinsaturados (uma ligação dupla) ou poli-insaturados (mais de uma). Exemplos: Óleo de Abacate (monoinsaturado), Linhaça e Cártamo (poli-insaturados).
Não sei o que escolher!
Não se preocupe! Esses termos técnicos podem complicar, mas nós temos a missão de trazer a simplicidade para cuidar dos cabelos crespos e cacheados. Uma alternativa que pode te ajudar é responder nosso Quiz . Mas, pega essas dicas também:
- Considere a porosidade do seu cabelo: Cabelos com alta porosidade geralmente se beneficiam de óleos mais saturados, enquanto cabelos com baixa porosidade podem preferir óleos mais poli saturados.
- Experimente diferentes óleos: Nem todos os cabelos cacheados reagem da mesma forma aos óleos, por isso é importante experimentar diferentes tipos para encontrar o ideal para você.
- Leia os rótulos: Procure por óleos que sejam 100% naturais e livres de silicones, para evitar o acúmulo de resíduos nos fios.
Conclusão: Escolher o melhor óleo para as necessidades do seu cabelo cacheado pode fazer toda a diferença na saúde e na aparência dos seus cachos. Ao entender o seu tipo de cabelo e experimentar diferentes óleos, você poderá encontrar aquele que proporciona hidratação, nutrição e definição aos seus cachos, garantindo cabelos deslumbrantes em todas as ocasiões.
Referências:
Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage