Para cego ver. Para cego ver. Foto de um frasco de vidro com o conteúdo sendo uma manteiga vegetal amarelada. Ao redor do frasco tem duas mãos humanas negra e folhas e flores mais distantes, tudo indicando que são os ingredientes da manteiga vegetal.

Manteiga Vegetal nos cabelos: Pode isso?

Não só pode, como recomendo!

É engraçado citar manteiga para cabelos não é? Mas eu me lembro que quando falei sobre usar manteiga vegetal pela primeira vez sem saber qual manteiga se referia, me imaginei indo a geladeira, abrir pote de manteiga e derreter nos cabelos.

Mas calma, não me refiro a essa manteiga. Estou falando da Manteiga Vegetal, que é a gordura retirada de sementes ou frutos, ricas em ácidos graxos saturados e possui inúmeros benefícios para o cabelo e para a pele. Temos bastantes manteigas vegetais, mas as mais conhecidas são; Cacau, Karité e a de Cupuaçu.

Qual a diferença entre óleos e manteigas vegetais?

Ao analisar os óleos e, embora eles também serem extraídos de sementes e frutos, a diferença entre óleos e manteiga é a sua composição de ácidos graxos que influencia na consistência, estado físico (sólidas e líquidas) e estabilidade, onde as manteigas possuem mais resistência em relação a oxidação (ou rancificação).

E nos cabelos, quais os benefícios das manteigas vegetais?

Aqui, minha querida oleosa, que a Manteiga Vegetal vai se destacar. Sempre ao indicar, questiono o nível do ressecamento capilar, pois a partir desse ponto indico o melhor uso das Manteigas vegetais. Por serem saturadas, as manteigas conseguem ter maior permeabilidade para o interior da fibra, fazendo assim uma poderosa reposição lipídica nas camadas cuticulares mais profundas.

Por isso, caso seu cabelo sofreu danos severos em químicas, principalmente em descolorações e químicas alcalinas, que são procedimentos que causam impacto na integridade das cutículas ou está fragilizado devido as agressões do dia a dia, considere o uso de Manteigas vegetais para recuperar seus fioo

Qual melhor forma de usar manteiga vegetal nos cabelos?

Existem duas formas mais indicadas do uso das manteigas e depende da necessidade de cada fio. São elas:

Reposição de alta carga lipídica – Para cabelos danificados

  • Com os cabelos secos, separe as mechas;
  • Aplique um pouco da Manteiga nas mãos e esfregue para aquecer levemente, assim ela vai derreter facilmente;
  • Comece aplicando nas pontas do cabelo, onde naturalmente o cabelo é mais fragilizado;
  • Suba em direção às raízes, aplicando uma quantidade menor na raiz, dessa forma evitamos o excesso de oleosidade no couro cabeludo;
  • Aplique toda manteiga na extensão do comprimento até você observar que seu cabelo “sugou” toda a manteiga.

Uso com máscara base

  • Em um recipiente, misture bem a manteiga vegetal com a máscara capilar base até obter uma mistura homogênea. Caso a manteiga seja muito sólida, derreta em banho maria ou pouco segundos no micro-ondas até ela derreter, porém tomando cuidado para não esquentar muito;
  • Lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água, assim deixando o cabelo úmido;
  • Divida o cabelo em seções para facilitar a aplicação uniforme;
  • Então, aplique a mistura de manteiga e máscara capilar em cada seção, começando pelas pontas e subindo em direção à raiz. Certifique-se de que cada fio esteja bem coberto.

Sim, nós temos Manteigas vegetais!

Como não amar manteigas? Na Óleos da Mi ela tem destaque! As Manteigas de Bacuri e Cupuaçu são manteiga de origem amazônica, diretamente do estado do Pará. Conheça cada uma delas aqui.

Referências:
https://www.meucabelonatural.com.br/blog/post/tudo-sobre-manteigas-vegetais-cosmeticas
https://terralnatural.com.br/blogs/news/descubra-os-beneficios-das-manteigas-vegetais-para-uma-pele-radiante